A Prefeitura de Contagem, representada pelo superintendente de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Eric Machado, participou de uma entrevista concedida a Rádio Inconfidência (880 AM).
A entrevista abordou o trabalho de jovens participantes do projeto Natureza Jovem da Assprom que se uniram em mutirão no bairro Felicidade, na região norte de Belo Horizonte, para realizar ação de limpeza na área da nascente Felicidade.
O projeto Natureza Jovem é desenvolvido pela Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), lá representada por Fernanda Abreu, psicóloga responsável pelo Projeto de Apoio às Comunidades - Natureza Jovem, e propõe atividades de preparação para o mundo do trabalho, além de oficinas temáticas, entre elas a de educação ambiental.
Sempre ao final do projeto os jovens participantes promovem uma mobilização social. Desta vez, para atender a uma demanda da comunidade, os jovens decidiram fazer a limpeza da nascente, já revitalizada por meio do projeto Valorização de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça, desenvolvido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas), representada na entrevista por Luciana Gomes, da equipe de mobilização.
Eric machado, que representa Contagem tanto no Comitê de Revitalização da Bacia do Onça, quanto no CBH Velhas exaltou a importância da divulgação do trabalho. “Quanto mais divulgarmos essas ações, mais as pessoas se interessarão pelos projetos desenvolvidos. Precisamos de todo apoio que a sociedade puder nos dar para que possamos convencer os políticos a enxergarem a necessidade de desenvolver políticas públicas no sentido da preservação ambiental e converter os nossos planejamentos em ações práticas”, explica.
Em março de 2017, foram realizadas, no bairro Felicidade, ações de limpeza e plantio de mudas e grama, contenção de barranco em madeira, construção e melhoria dos reservatórios de água e das bicas. A ação deu tão certo que os jovens decidiram continuar com a iniciativa. Mesmo já não participando do projeto, vão cuidar de nascentes e serem multiplicadores de tudo o que vivenciaram e aprenderam com o Natureza Jovem.
Reunião do CBH Velhas
Posteriormente, Eric Machado participou da reunião ordinária do CBH Velhas, ocorrida na Asseminas – Associação dos Exatores do Estado de MG, em Belo Horizonte. A reunião tratou dos projetos em andamento e de novas proposições. “Além disso”, completa Machado, “trataremos aqui de um assunto muito delicado que é a falta de repasses do governo do Estado para o CBH Velhas. Os projetos, e o próprio comitê, recebem recursos advindos da conta de água, que são transferidos pelo estado para o IGAM, que por sua vez transfere para os comitês através de editais. O atraso nos repasses ameaçam as execuções desses projetos e a própria existência do comitê.”